Site da Serra

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 01 de Junho 2026
MENU

Notícias / Espírito Santo

Igreja Reis Magos, na Serra, é um dos 23 atrativos avaliados em qualidade turística capixaba

O Espírito Santo será avaliado em âmbito nacional de atrativos turísticos

Igreja Reis Magos, na Serra, é um dos 23 atrativos avaliados em qualidade turística capixaba
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, inicia, no Espírito Santo, a Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Atrativos Turísticos, com a metodologia Tourqual, realizada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), em parceria com o professor Tiago Mondo.

No Estado, 23 atrativos de 12 municípios capixabas serão sinalizados, estimulando os visitantes e turistas a participarem da pesquisa. O objetivo é diagnosticar a percepção de turistas com relação à qualidade dos serviços turísticos prestados em atrativos dos destinos turísticos brasileiros.

“As pesquisas são um importante mecanismo de avaliação dos nossos atrativos e os resultados são utilizados como subsídio para o planejamento de ações de qualificação, estruturação e promoção”, ressalta a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Publicidade

Leia Também:

Ao final da pesquisa, a Setur vai receber da RBOT os resultados e realizar rodadas de apresentação com os municípios. O objetivo é a troca de ideias para a implementação de ações e estratégias, a partir dos dados obtidos.

Critérios para escolha dos 23 atrativos

Os critérios para a definição dos locais de realização da pesquisa foram os municípios com características litorâneas, os atrativos turísticos já consolidados, o fluxo turístico relevante, além dos destinos de Anchieta e Itaúnas, em Conceição da Barra, e os parques estaduais que tradicionalmente recebem um grande volume de turistas e visitantes na temporada.

Para a escolha desses critérios, foram considerados os espaços com estruturas e equipes que possam estimular a participação dos visitantes e turistas na pesquisa, além dos atrativos que estão com investimentos e ações já em andamento ou concluídas pela administração pública municipal e Estadual, ou mesmo que fizessem parte dos planos dos municípios e do Estado, em médio prazo. Isso porque, a pesquisa vai poder respaldar, ao final, a tomada de decisões pelos gestores públicos.

Cronograma

A pesquisa acontece em todo o Brasil. No Espírito Santo, terá início nesta semana e segue até março de 2022.

Confira os locais onde o visitante vai ter acesso ao QR Code da pesquisa:

  1. Alegre - Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
  2. Anchieta - Santuário Nacional São José de Anchieta
  3. Aracruz - Aldeia Temática Tekoá Mirim
  4. Aracruz - EBMAR - Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi
  5. Aracruz - Museu Histórico de Santa Cruz
  6. Aracruz - Parque Natural Municipal do Aricanga
  7. Aracruz - Praia de Barra do Sahy
  8. Aracruz - Praia dos Padres
  9. Castelo - Parque Estadual de Forno Grande
  10. Conceição da Barra - Parque Estadual de Itaúnas
  11. Domingos Martins - Casa da Cultura
  12. Domingos Martins - Parque Estadual de Pedra Azul
  13. Domingos Martins - Portal de entrada da Cidade e Casa do Artesanato
  14. Guarapari - Parque Estadual Paulo César Vinha
  15. Guarapari - Praia do Morro
  16. Santa Teresa - Casa Lambert
  17. Santa Teresa - Instituto Nacional da Mata Atlântica (Museu de Biologia Prof. Mello Leitão)
  18. Serra - Igreja e Residência Reis Magos
  19. Vila Velha - Casa da Memória
  20. Vila Velha - Convento da Penha
  21. Vila Velha - Farol Santa Luzia
  22. Vila Velha - Igreja do Rosário
  23. Vitória - Palácio Anchieta

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Redação Site da Serra

Publicado por:

Redação Site da Serra

O Site da Serra é um portal de notícias com conteúdo local e relevante sobre cotidiano, política, economia, entretenimento e histórias da comunidade.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!