Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 27 de Julho 2026
MENU
Notícias / Cotidiano

Com suspensão dos ônibus qual é a alternativa para pacientes em tratamento em prontos atendimentos do ES?

Para quem faz uso de medicamentos intravenoso, por exemplo, o que fazer? Moradores da Serra estão preocupados

Com suspensão dos ônibus qual é a alternativa para pacientes em tratamento em prontos atendimentos do ES?
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Acometida de esporotricose, uma infecção por fungo, que causa o aparecimento de ferimentos e úlceras na pele e nas mucosas, Mara Ferreira, 51 anos, moradora de Jacaraípe, na Serra, há três meses tenta tratar a doença. Inicialmente, ela fez uso de medicamentos via oral, fato que ocasionou outros problemas de saúde, passando então a recebê-los de forma intravenosa.

Segundo a paciente, devido à pandemia do novo coronavírus, os médicos optaram por não interná-la em uma unidade hospitalar e, contudo, ela passou a frequentar a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Castelândia para receber a medicação.

“Eu acordo bem cedinho para estar na Upa às 8 horas, recebo a medicação e volto para casa. Todos os dias e o tratamento está em processo ainda, a médica disse que não posso interromper”, contou.

Publicidade

Leia Também:

Esse trajeto Mara realiza de ônibus e com a suspensão do transporte coletivo a partir deste domingo (28) até o dia 4 de abril, por conta das medidas de enfrentamento a proliferação da Covid-19, a moradora da Serra está preocupada, pois não vê alternativa para esse deslocamento.

“Eu não tenho condições de fazer esse trajeto de carro alugado. Como eu vou fazer? Não só eu, lá na Upa mesmo, tem um senhor que é de Manguinhos e vai todos os dias receber medicamentos também. O que a gente vai fazer”, argumenta a paciente.

Ainda de acordo com a paciente, o tratamento é realizado na Upa, pois os medicamentos que ela recebe não são aplicados em unidades básicas de saúde.

A reportagem do Site da Serra buscou respostas aos questionamentos da paciente.

O que disse a Prefeitura da Serra?

Por nota, a Prefeitura da Serra informou que a orientação para os pacientes é que, durante a suspensão dos ônibus, procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, para receber atendimento.

A resposta da Secretaria Municipal de Saúde não foi clara se o atendimento será com relação à aplicação do medicamento ou não.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)?

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

 

 

Créditos (Imagem de capa): Acervo pessoal

Redação Site da Serra

Publicado por:

Redação Site da Serra

O Site da Serra é um portal de notícias com conteúdo local e relevante sobre cotidiano, política, economia, entretenimento e histórias da comunidade.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!